top of page

Nems de caranguejo e porco

  • Foto do escritor: 3 dias depois
    3 dias depois
  • 18 de abr. de 2020
  • 2 min de leitura

Pois…a vossa cara ao ler o nome deste prato deve ter sido exatamente igual à minha quando ouvi falar dele pela primeira vez. É um prato de origem Vietnamita, crocante e de sabor intenso a mar. Esta é uma receita antiga, que me chegou através de um familiar com raízes nesse país longínquo.

De todas as minhas publicações, esta é talvez a que leva ingredientes mais invulgares e diferentes daquilo a que estamos habituados, mas não se assustem! É fácil de fazer e podem (e devem) envolver o resto da família na montagem dos nems.

Os ingredientes que não conseguirem encontrar nas grandes superfícies podem ser facilmente adquiridos em qualquer supermercado Chinês.

Nem todas as fotos que publico hoje são minhas, mas servem para que tenham uma ideia melhor dos ingredientes e de como fazer!

Ingredientes:

- 2 latas de carne de caranguejo bem escorridas

- 250 gr de carne de porco picada

- 30 g de cogumelos pretos desidratados

- 100 g de massa fina de arroz (vermicelli)

- 100 gr de rebentos de soja

- 150 gr de camarão descascado pequeno (pode ser congelado)

- 1 ovo

- Folhas de arroz redondas

- Sal e pimenta a gosto

- Óleo de girassol para fritar

- Alface



Ingredientes para o molho:

- 2 clh sopa de molho de peixe

- 1 clh de sopa de açúcar

- 1 dente de alho esmagado

- Sumo de um limão

- Água qb para ficar a gosto

Como se faz:

Comece por hidratar os cogumelos em água quente. Depois de hidratados, corte-os em bocados mais pequenos, se necessário. Hidrate da mesma forma os vermicelli e corte-os com uma tesoura. Parta os camarões a meio. Numa taça grande, coloque a carne de porco, o caranguejo bem escorrido, os camarões, os cogumelos, os rebentos de soja e misture bem (pode ser à mão). Adicione o ovo batido e volte a misturar. Tempere com sal e pimenta a gosto.



Coloque água morna num tabuleiro onde caibam as folhas de arroz. Hidrate uma de cada vez. Depois de hidratada, coloque um pouco do recheio no topo central da folha e enrole para formar um “charuto” (ver vídeo). O recheio deve ser bem espremido antes de ser colocado na folha de arroz. Eu cortei as folhas a meio por serem muito grandes, mas não precisa de o fazer.



Depois de enrolados, coloque os nems em cima de um pano molhado. Repita o processo até não ter mais recheio. Não sobreponha os nems nem os encoste uns aos outros pois irão ficar colados e, ao tentar separá-los, vão rasgar. Coloque sempre um pano molhado a separar as camadas que vai fazendo.

Frite em óleo quente até estarem dourados. Se tiver tempo e paciência, pode fritar uma primeira vez, reservar e voltar a fritar para que fiquem mais crocantes.



Faça o molho juntando todos os ingredientes do mesmo. Vá acrescentando água aos poucos e provando até estar a gosto (e não salgado). Coloque em tacinhas individuais.

Para comer, enrole os nems em folhas de alface e vá mergulhando no molho.



 
 
 

Comments


Formulário de Assinatura

©2020 por 3 dias depois. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page