₣єiנσα∂α ∂є cнσcσs
- 3 dias depois
- 6 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de mar. de 2021

Pode parecer estranho, com todo este calor, falar de feijoada mas é no Verão que mais vezes como a feijoada de chocos, sempre com muitos coentros!
Apesar de ser um prato pesado, adoro comê-lo nas férias, sobretudo quando ando pelo sul do país. No final do almoço, a sesta até sabe melhor!
Há quem faça esta feijoada com feijão branco e quem a faça com feijão vermelho. Desta vez, vou ser sincera, fiz com feijão manteiga pois era o único que tinha em casa e ficou excelente!
Desafio-vos a fazerem este prato um dia destes! Vão ver que não se arrependem! Se sobrar, podem congelar para usar depois!
Ingredientes (para 4 pessoas):
- 1 choco grande, limpo e cortado em tiras (cerca de 1kg)
- 150 gr de bacon cortado aos cubinhos
- 1 chouriço de colorau cortado em rodelas fininhas (ou 1 linguiça)
- 1 cebola grande picada
- 1 dente de alho picado
- 4 tomates grandes bem maduros, pelados e cortados em cubos pequenos
- 1 cenoura grande cortada aos cubos
- 2 latas grandes de feijão
- 1 ramo grande de coentros
- Azeite e sal q.b
- Vinho branco q.b.
- Malagueta (opcional)
Como se faz:
Comece por refogar a cebola com um bom fio de azeite até que esteja translúcida. De seguida, junte o alho, o bacon e o chouriço, e deixe cozinhar um pouco, sempre destapado. Acrescente o vinho branco e aguarde até que o álcool evapore. Adicione o tomate, tape o tacho e deixe em lume brando durante cerca de 20 minutos. Vá mexendo para ajudar o tomate a desfazer e, se vir que é necessário, acrescente um pouco de água. Eu tinha congelado um pouco de água de cozer camarões e usei essa!
De seguida junte os chocos, a cenoura e a malagueta (se optar por usar). Deixe cozinhar lentamente até que os chocos estejam tenros (cerca de uma hora).
Adicione o feijão e deixe cozinhar mais 20 a 30 minutos para que se tome do sabor dos chocos e do tomate. Prove e retifique os temperos. No final da cozedura, acrescente os coentros picados. Reserve alguns para quando servir.Se necessário, adicione uma pitada de açúcar para quebrar a acidez do tomate.
Acompanhe com arroz branco.

Nota: Nunca coloco sal na feijoada a não ser que, quase no final, verifique que é necessário. Os chocos, tal como as lulas e o polvo já têm, por norma, um teor de sal elevado.
Pode usar tomate de lata, ainda que o tomate fresco dê a este prato um sabor muito mais rico e intenso.
Comments