вrownιe coм тoғғee e ganacнe de cнocolaтe
- 3 dias depois
- 15 de out. de 2020
- 2 min de leitura

Experimentei esta receita pela primeira vez no fim de semana passado e tenho duas coisas a dizer: é uma bomba de tão doce que é mas é muito mais simples de fazer do que parece! Por ser tão doce, o ideal é acompanhar com um pouco de gelado de nata, por exemplo. Para os que adoram caramelo versão toffee é o fenomenal! Mais uma vez, é uma receita do site da Donna Hay!
Para fazer este brownie temos de realizar três processos: o brownie, o toffee e a ganache.
O Brownie
Pré-aqueça o forno a 180º. Unte uma forma quadrada de 20x20cm e forre-a com papel vegetal.
Derreta 125 gr de manteiga (eu confesso que usei Vaqueiro) com 100 gr de chocolate negro e reserve. Misture 175gr de açúcar amarelo com 2 ovos, 100gr de farinha peneirada e 1 colher de sopa de cacau em pó. Adicione a esta mistura o chocolate e a manteiga. Verta na forma e leve ao forno durante cerca de 20 minutos (verifique a cozedura com um palito).
Deixe arrefecer na forma.
O Toffee
Numa frigideira larga, funda e antiaderente leve a lume brando 440gr de açúcar com 125ml de água, mexendo de vez em quando. Assim que o açúcar se tiver dissolvido aumente o lume e não volte a mexer até caramelizar (cerca de 8 a 10 minutos - até atingir os 160º e estar dourado). Desligue o lume e, com muito cuidado e aos poucos, incorpore 125ml de natas e 50gr de manteiga fria (eu voltei a usar Vaqueiro). Por fim, adicione 70gr de arroz tufado.
Verta este preparado sobre o brownie (sem o retirar da forma). Deixe arrefecer.
A Ganache de Chocolate
Em lume brando, derreta 300gr de chocolate negro com 125ml de natas. Não precisa de levantar fervura. Assim que estiver derretido e cremoso pode retirar do lume.
Verta a ganache sobre o toffee e mantenha o bolo na forma até que esta solidifique (cerca de 3 a 4 horas).
Sirva em pequenas porções acompanhado de gelado de nata ou de limão.
Nota: as natas utilizadas têm de ser de origem animal. Eu opto sempre pelas natas frescas da Longa Vida ou da Mimosa. Como não encontrei arroz tufado simples, usei a versão com chocolate, o que torna o bolo mais escuro...

Comentarios