top of page

Tarte de restos de carnes

  • Foto do escritor: 3 dias depois
    3 dias depois
  • 27 de mar. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 10 de abr. de 2020

Ou como aproveitar sobras - parte 3




Pois é... os restos continuam a render e a proporcionar refeições diferentes! Já que ir às compras deve, neste momento, ser algo que fazemos apenas por estrita necessidade, é uma boa altura para "limpar" o congelador e aproveitar, aproveitar, aproveitar!


Desta feita trago uma receita de tarte. A minha é, mais uma vez, com molho béchamel! Sim, já perceberam certamente que adooooro tudo o que leve este molho, tão fácil de fazer em casa! No entanto, se não forem apreciadores, podem substituir por molho de tomate ou mesmo por uns ovos batidos com um pouco de leite, transformando a tarte numa quiche (cá em casa não somos muito apreciadores de quiches...).


Ingredientes para o recheio:

- Restos de carne previamente desfiados

- Uma cebola grande

- Cogumelos e alho francês (se tiverem...)

- Molho béchamel (podem ver a receita no post do Bacalhau no forno!)

- Queijo ralado


Ingredientes para a massa da tarte:

- 200 gr. de farinha

- 150 gr de manteiga (eu uso margarina)

- 1 pitada de sal

- 1 ovo batido

- 2 clh de sopa de água fria

- 2 clh chá de açúcar (opcional)


Como se faz:

Comecem por fazer a massa com alguma antecedência pois, para ser mais fácil de estender, deve repousar no frio durante algum tempo. O processo é simples: peneire a farinha com o sal e junte a gordura aos bocadinhos, misturando com a ponta dos dedos. Adicione o açúcar e o ovo batido, acrescentando a água a este. Trabalhe a massa até não colar. Envolva em película aderente e leve ao frio a descansar (no mínimo 1 hora). Passado esse tempo, estenda a massa e coloque-a na tarteira. Cubra com papel vegetal, encha com feijões para fazer peso e leve ao forno a 180º a pré-cozer cerca de 10 minutos.

Entretanto, corte a cebola em meias luas e leve ao lume numa frigideira com um pouco de azeite, Pode também adicionar, nesta fase, alho francês e cogumelos. Quando a cebola estiver translúcida, adicione a carne desfiada, tempere a gosto e deixe refogar alguns minutos.

Retire do lume e acrescente um pouco de béchamel de forma a que o recheio fique homogéneo. Verta na tarteira, polvilhe com queijo ralado e leve ao forno até estar dourada. Sirva com uma salada.


Pode reaquecer no dia seguinte em cima de uma frigideira ou num grelhador e, assim, a massa continuará crocante e apetitosa!



留言


Formulário de Assinatura

©2020 por 3 dias depois. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page