Sticky Ribs
- 3 dias depois
- 13 de abr. de 2020
- 2 min de leitura

Estas costelinhas "peganhentas" são ideais para comer à mão, num jantar de amigos ou família! É um dos pratos mais pedidos por quem vem cá a casa jantar. As costelinhas têm um sabor exótico e um pouco adocicado e desfazem-se na boca! O melhor de tudo é que, apesar de demorarem algum tempo no forno, não dão trabalho nenhum a preparar! Enquanto o forno cozinha ficamos livres para fazer outras coisas como preparar aperitivos, sobremesas, pôr a mesa, ou apenas aproveitar o conforto do sofá.
Há muito tempo que procurava uma receita deste género que me agradasse mas, a maioria, tinha sempre ingredientes picantes (não tenho tolerância nenhuma a coisas picantes, infelizmente). Depois de muito pesquisar, descobri uma receita no site da australiana Donna Hay que me agradou bastante. Experimentei e adorei! A única alteração que faço é adicionar um pouco mais de água ao preparado em que as costelinhas cozinham. Mesmo quando faço mais de duas costelinhas, mantenho este preparado pois é suficiente.
Os ingredientes, apesar de diferentes, compram-se facilmente nas grandes superfícies. No entanto, se tiverem um supermercado chinês na vossa cidade, aconselho pois as marcas são as mesmas mas muito mais baratas!
Ingredientes:
- 125 ml de molho Hoisin
- 125 ml de molho de ostras
- 90 gr de açúcar amarelo
- 1 clh de sopa de alho picado (bem cheia)
- 1 clh de sopa de gengibre ralado
- 300 ml de água (a receita original leva 250 ml)
- 2 costelinhas de porco
Como faço:
Começo por partir cada costela em três partes (sem cortar os ossinhos, cortando por entre os mesmos). Disponho tudo num tabuleiro grande para que as costelas não fiquem muito sobrepostas.
De seguida, num recipiente à parte, misturo todos os restantes ingredientes e mexo bem para dissolver os molhos e o açúcar. Verto no tabuleiro, por cima da carne.
Tapo o tabuleiro com papel de alumínio, fechando bem para que não perca o calor. Vai ao forno pré-aquecido a 180º durante 1h e 15 minutos. No final desse tempo, retiro o papel de alumínio e, mantendo a temperatura do forno, cozinha durante mais 25 minutos. No final desse tempo, viro as costelinhas e aumento a temperatura do forno para os 220º. Cozinha 10 minutos ao fim dos quais viro novamente a carne e deixo cozinhar mais 10 a 15 minutos, até que fique bem tostadinha!
Sirvo normalmente com arroz branco e legumes salteados. Acompanho com muitos guardanapos na mesa para limpar as mãos!
Yorumlar