Rosbife
- 3 dias depois
- 16 de mar. de 2021
- 1 min de leitura

Este é um prato que apreciamos muito cá em casa, mas a carne tem de estar no ponto: rosadinha por dentro e tostadinha por fora!
Aconselho uma peça de carne do vazio baixo, que foi a que usei e que comecei por atar, para não perder a forma, e por temperar com sal.
Liguei o forno a 180º e coloquei lá dentro o tabuleiro que iria usar para a carne.
De seguida, numa frigideira bem quente, coloquei um pouco de manteiga e azeite e selei a carne de todos os lados. Nunca tinha conseguido uma cor tão bonita e uniforme como hoje e penso que foi graças ao facto de ter usado a frigideira de cobre.
Transferi a carne para o tabuleiro que estava no forno e deixei que cozinhasse até atingir os 55 graus no seu interior.
Retirei, deixei descansar 10 minutos e servi acompanhada de batata frita (normal e doce) e de grelos salteados.
Para aproveitar os sucos da carne que ficaram na frigideira usei um pouco de vinho do Porto, mostarda, uma chávena de caldo de carne e compota caseira de framboesa. Deixei reduzir e fui acertando os temperos.
As sobras do rosbife podem ser usadas frias, em fatias muito finas, para fazer sanduiches. Pode usar maionese caseira ou cebola caramelizada para torná-las ainda mais apetitosas.
Nota: uma boa forma de medir a temperatura interior da carne é com o termómetro digital do IKEA: pode ficar o tempo todo dentro do forno e ser programado para emitir um sinal sonoro ao atingir a temperatura programada.

Comments