Rolinhos de carne e bolachas
- 3 dias depois
- 18 de mai. de 2020
- 2 min de leitura

Sim, leram bem, não é engano: hoje trago-vos uma receita de carne com bolachas! Mas não é tão estranho como parece, já que as bolachas são salgadas!
Esta é uma receita de família e é ótima pois não só é simples como rende imenso! Podem mesmo dobrar as quantidades e guardar as sobras, já fatiadas, no congelador para um dia mais atarefado, em que não têm tempo de preparar o jantar (ou em que simplesmente não vos apetece fazer nada).
A conselho do meu talho (o Talho do Alberto - podem ver o link na foto acima) utilizo carne de vaca pois é mais intensa e saborosa. É igualmente mais escura e tem um aroma mais distinto, prestando-se perfeitamente a este prato.
Podem servir estes rolinhos com arroz, com puré, com legumes ou mesmo dentro de um pão quentinho e estaladiço com a devida guarnição (são ótimos para a marmita do almoço).
Ingredientes
- 500 gr de carne picada
- 15 bolachas de água e sal tipo Vieira de Castro
- 70 r de bacon
- 1 caldo de carne (tipo Knorr)
- 2 ovos
- 1 fio de azeite
Como se faz:
Na picadora, tritute as bolachas e o bacon. Adicione a carne e misture bem. Adicione 1 ovo inteito e 1 gema (guarde a clara). Com as mãos, envolva até obter um preparado uniforme. Faça três rolos de tamanho idêntico, amassando-os bem.
Coloque uma frigideira ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer bem. Aqueça cerca de um litro de água. Entretanto, num prato de sopa, bate a clara que sobrou até ter espuma. Passe os rolos pela clara de maneira a que fiquem bem cobertos pela mesma. Leve à frigideira (em lume alto) e sele de todos os lados (até a carne estar bem dourada).
Acrescente um pouco da água quente e o caldo de carne devidamente desfeito. Tape e deixe cozinhar em lume médio. Vá acrescentando água até o molho estar a seu gosto em termos de tempero.
Pode servir o molho tal como está ou acrescentar um pouco de natas e noz moscada.
Nota: Como o caldo de carne é salgado, a carne não leva qualquer tipo de tempero. Pode substituir o este por um caldo de galinha (menos intenso).
Comments