top of page

PɾoƒɩtᥱɾoꙆᥱ⳽?

  • Foto do escritor: 3 dias depois
    3 dias depois
  • 14 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura

A massa que nos permite fazer profiteroles é denominada de massa choux ou massa de fartos. A forma como é feita lembra um pouco o processo de execução da massa dos rissóis! É usada para muitas outras coisas para além das tradicionais bolinhas recheadas!

Normalmente uso a massa de fartos para profiteroles recheados com creme pasteleiro (feito à minha maneira), para fazer éclairs ou para fazer uma sobremesa muito bonita chamada Paris-Brest.

Hoje, no entanto, decidi fazer algo diferente: fiz a massa de fartos (apenas meia receita) e usei parte para a sobremesa e outra parte para o jantar. Como sobremesa, para ser mais simples, recheei com gelado de nata e cobri com chocolate quente. Para o jantar recheei com patê de delícias do mar feito com maionese caseira. Como recheio salgado também é excelente usar queijo creme de ervas e salmão fumado!

Para já deixo-vos a minha receita de massa de fartos para que possam fazer as "bolinhas" e recheá-las aos vosso gosto. Um dia destes partilho a receita do creme pasteleiro, da maionese caseira e do patê.



Ingredientes para a massa de fartos (dá cerca de 30 "bolinhas"):

- 250 ml de água

- 100 gr de margarina (Vaqueiro)

- 150 gr de farinha sem fermento

- 4 ovos

- 1 pitada de sal

Como se faz:

Num tacho de tamanho médio, coloque a água, o sal e a margarina. Leve ao lume até a margarina estar completamente derretida. Adiciona a farinha toda de uma vez e mexa até formar uma bola. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.

Adicione os ovos um a um, mexendo bem entre cada adição. Pode fazer este processo manualmente ou na batedeira.

Pré-aqueça o forno a 180º. Forre um tabuleiro baixo com papel vegetal. Com uma colher de sobremesa ou um saco pasteleiro faça pequenos montinhos de massa, separados uns dos outros (não os faça muito grandes pois a massa mais do que duplica de tamanho). Leve ao forno durante cerca 50 minutos. Depois de apagar o forno, deixe que arrefeçam no interior do mesmo.

Depois, é rechear com imaginação!


Nota: Não abra o forno nos primeiros 30 minutos da cozedura! Eu uso o forno sem ventilação. Se usarem com ventilação, o tempo de cozedura pode diminuir.





Comments


Formulário de Assinatura

©2020 por 3 dias depois. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page