O passe-vite: desatualizado ou indispensável?
- 3 dias depois
- 23 de abr. de 2020
- 2 min de leitura

Para muitos de vocês, o passe-vite é certamente um utensílio de cozinha muito obsoleto e desnecessário. Na maioria das cozinhas, ele é inexistente e é substituído por máquinas muito mais modernas. No entanto, em minha casa, o passe-vite continua a ser um objeto indispensável!
Com três “peneiras” com furos de diâmetros diferentes, o passe-vite tritura, espreme e separa sementes, pele e cascas. As três espessuras permitem que seja possível escolher a textura que queremos dar aos alimentos.

Este aparelho foi popularizado por Jean Mantelet (que, posteriormente, criou a marca Moulinex) e só entre 1933 e 1935 foram vendidos mais de dois milhões de aparelhos. O lema da sua empresa era “Libère la Femme” e a campanha publicitária tinha como alvo o público feminino e a libertação da mulher das tarefas domésticas.
Os motivos pelos quais eu não vivo sem um passe-vite na minha cozinha são muitos! Aqui ficam alguns exemplos:
Puré fofo e arejado
Apenas com um passe-vite se consegue uma textura tão sedosa e arejada no puré de batata. Uso sempre o passador mais fino e a batata fica lisa e sem grumos.
Creme de ervilhas ou de favas
O creme de ervilhas é uma das minhas sopas favoritas, mas já experimentaram passá-la com a varinha ou num processador? As cascas, apesar de trituradas, notam-se sempre! Com o passe-vite ficam todas retidas na “peneira”. No final, de qualquer forma, faço uma segunda passagem com a varinha mágica, mas apenas para emulsionar o creme para que fique mais sedoso e espesso. Para fazer creme de favas, o processo é o mesmo.
Molho de tomate caseiro
Nada beneficia tanto do uso de um passe-vite como um bom molho de tomate caseiro! Se o triturarem com a varinha ou no processador verificam que não fica vermelhinho mas sim alaranjado. Tal deve-se ao facto de as sementes do tomate serem trituradas com o mesmo. Com o uso do passe-vite, as sementes ficam retidas na “peneira” e o molho mantém a sua cor viva. Além disso, não precisam de pelar o tomate pois a pele também ficam no passe-vite!
Hummus
O hummus está agora muito na moda, e nada melhor que o passe-vite para reter as cascas do grão e deixar o mesmo aveludado e sedoso!
Já sabem, se tiverem um passe-vite aí por casa não o deitem fora! E se não tiverem muita paciência para rodar a manivela, há muito tempo que já se podem adquirir na versão elétrica: só têm de carregar no botão!
Comments