Mirtilos e mascarpone
- 3 dias depois
- 6 de jun. de 2020
- 2 min de leitura

A época dos frutos vermelhos e bagas está oficialmente aberta! São ótimos para ir petiscando entre refeições, para complementar bebidas, crepes, iogurtes e para fazer sobremesas. Podem também ser congelados para serem usados posteriormente. Há dois anos fiz licor de mirtilos e ainda se bebe muito bem!
Como me ofereceram uma caixa grande de mirtilos, resolvi experimentar uma sobremesa que nem sei bem se deve ser apelidada de bolo ou de tarte.
Na receita original, que retirei do site https://wildwildwhisk.com/mascarpone-mixed-berry-cake/ , também são usadas framboesas mas, como não tinha, usei apenas mirtilos.
Ingredientes:
130 gr de farinha
120 gr de açúcar
3 gr de sal
1 clh de chá de fermento
225 gr de queijo mascarpone à temperatura ambiente
2 ovos
85 gr de manteiga derretida arrefecida
1 clh de chá de aroma de laranja (como não tinha, usei raspa)
1/2 clh de chá de aroma de baunilha
150 gr de frutos vermelhos mais alguns para decorar
Como se faz:
Comece por pré-aquecer o forno a 180º. De seguida, utilizando parte da manteiga derretida e um pincel, unte uma frigideira que possa ir ao forno (ou forma) de 20 cm.
Misture a farinha, o açúcar, o sal e o fermento e reserve. Em outro recipiente, envolva o queijo mascarpone com os ovos, a restante manteiga e os aromas de laranja e de baunilha. Junte a este preparado a mistura seca que reservou, mexendo apenas o suficiente para ligar tudo (a massa não deve ser muito batida). Por fim, adicione os frutos vermelhos.
Verta o preparado na frigideira e decore com mais alguns frutos. Leve ao forno durante cerca de 45 minutos.
Desenforme, deixe arrefecer e polvilhe com açúcar em pó. Sirva como sobremesa ou a acompanhar o café! Para os mais gulosos, pode servir-se morno com uma bola de gelado!
Comments