Magret de Pato
- 3 dias depois
- 1 de jul. de 2020
- 2 min de leitura

O nome sugere um prato requintado e complexo, daqueles que costumamos ver nas ementas de restaurantes de topo! No entanto, replicar este prato em casa é extremamente simples! O segredo está no ponto de "cozedura" do pato! Cá em casa gostamos mal passado...
Compro sempre o peito de pato congelado e deixo-o descongelar de um dia para o outro no frigorífico. Desta vez, por mero acaso, comprei-o no Mercadona (passe a publicidade) e vale muito a pena, quer pelo preço, quer pelo facto de vir muito limpo e bem depenado. Quando comecei a fazer este prato, primeiro selava a carne na frigideira e depois levava-a ao forno. Agora faço tudo na frigideira pois é mais simples!
Na altura de cozinhar, dou uns golpes na pele com uma faca bem afiada e tempero, apenas desse lado, com sal grosso. Coloco uma frigideira ao lume (médio alto) e, quando está bem quente, coloco o pato com a pele virada para baixo. Não é necessário usar qualquer tipo de gordura pois, ao grelhar, vai libertar bastante. Deixo ficar (sem mexer) durante cerca de 7 minutos. Depois, viro e deixo mais 4 a 5 minutos do outro lado e está pronto! Retiro, cubro com papel de alumínio e deixo descansar 2 minutos antes de cortar.
Gosto de servir com risotto de cogumelos (já publiquei a receita no blogue) mas, desta vez, fiz um risotto de açafrão. Por vezes acompanho com uma redução de compota de frutos vermelhos com vinho do Porto que também fica divinal! Um dia destes partilho-a convosco!
Nota: podem sempre comprar um termómetro para carne e ir verificando o ponto de cozedura de forma a que fique mais ao vosso agrado.
Comments