top of page

Feliz dia do Pai! E, se não há moletinhos, que tal umas belas panquecas para o lanche?

  • Foto do escritor: 3 dias depois
    3 dias depois
  • 19 de mar. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 10 de abr. de 2020




Quem vive em Braga sabe que não há Dia do Pai (Dia de S. José) sem moletinhos! São um doce tradicional que se come duas vezes por ano, no dia de hoje e no dia de S. Vicente.

São uma espécie de "pãezinhos" altos, cobertos por açúcar, e que se partem à mão (nunca com a faca!). Apesar de serem muitas vezes confundidos com os pães de leite, quem os come habitualmente sabe que são completamente diferentes e únicos!

No Dia de S. Vicente e no Dia de S. José, os moletinhos são vendidos na rua, pelas tradicionais vendedoras que se encontram à porta das igrejas. São também vendidos em muitas pastelarias da cidade.

Hoje, como não saímos para os comprar, vamos substituí-los por umas panquecas fofas e fáceis de fazer!


Ingredientes:

- 1/2 chávena de leite (um pouco mais se quiser a massa mais fina)

- 1 ovo

- 1 chávena de farinha

- 1 colher de chá de fermento

- 2 colheres de sopa rasas de açúcar

- 1 colher de chá de essência de baunilha


Como se faz:

Junte todos os ingredientes secos. Aos poucos, vá adicionando o leite e, seguidamente, incorpore o ovo. Por último, adicione a baunilha (se não tiver não se preocupe, ficam boas na mesma!).

Aqueça uma frigideira antiaderente em lume brando e, com um pouco de papel de cozinha "besunte-a" com manteiga. Coloque pequenas porções da massa e, quando começarem a formar bolhas, vire as panquecas.



Podem servir-se com compotas, doces, mel, canela, chocolate...

Como tinha cá em casa duas nectarinas já demasiado maduras, descasquei-as, cortei-as aos bocadinhos e levei ao lume com um pouco de açúcar, um pau de canela e um nadinha de água. Ferveu cerca de 10 minutos e ficou uma cobertura espetacular!


Divirta-se e bom apetite!




Comments


Formulário de Assinatura

©2020 por 3 dias depois. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page