DΞŞpΞЯdíciØ zΞЯØ
- 3 dias depois
- 9 de set. de 2020
- 2 min de leitura

Cá por casa tentamos reduzir o desperdício ao máximo, sobretudo no que toca à comida. Tento sempre fazer pratos novos a partir de sobras para que não andemos sempre a comer a mesma coisa - quer dizer...a coisa que comemos é a mesma mas não parece a mesma! Muitas vezes congelo restos de carne ou peixe e, passado algum tempo, usu-os para fazer refeições novas.
Já publiquei algumas receitas no blogue que são um bom exemplo disso, como o Soufflé ou os Rissóis (para acabar com as sobras de peixe), Os Rolinhos fritos, os Crepes no forno ou as Trouxas de Filo (para restos de carne) e os Cobblers (para fruta muito madura).
Hoje deixo-vos a recita da Lasanha de Restos! Esta levou restos de uma perna de perú assada, restos de um frango estufado, restos de um rolo de carne e uns bocados de chouriço e de bacon. Podem usar qualquer coisa que tenham por casa e adicionar legumes ou cogumelos.
Depois de descongelar tudo, piquei bem e reservei. Aproveitei a picadora para triturar duas cenouras médias (a sua doçura equilibra a acidez do tomate) e uns bocados de queijo ("incomestíveis" por estarem muito duros).
Comecei por fazer um refogado com uma cebola grande, alho francês e alho picado. Quando estava "loirinho" acrescentei meio copo de vinho branco e, depois de deixar evaporar o álcool, adicionei um frasco grande de tomate triturado frito (tem um sabor espetacular) e uma lata pequena de tomate pelado que desfiz bem com as mãos. Adicionei a carne e a cenoura e temperei a meu gosto com um pouco de molho inglês, mostarda, sal, pimenta e um pouco de ketchup. Deixei ferver, tapado, durante cerca de 30 minutos, em lume brando, para apurar e reduzir o molho (sem secar demasiado).
Quando a carne que se usa é pré-cozinhada, pode haver necessidade de acrescentar mais tomate pois como está mais seca e tem tendência a absorver mais os líquidos.
Entretanto, fiz o molho béchamel (receita algures no blogue) e depois foi só montar (com a massa seca), polvilhar com queijo e levar ao forno. Assegurem-se que colocam bastante béchamel e carne entre as camadas para que a massa fique bem cozinhada e saborosa! Deve estar no forno cerca de 40 minutos.
Vão ficar surpreendidos com o sabor mais intenso que tem a lasanha quando é feita de restos! E como rende! Poucos restos de carne dão imenso recheio! Desta vez fiz dois tabuleiros pequenos e ofereci o segundo!
Usem a imaginação, transformem as vossas sobras e não desperdicem!
留言