Cαçαɾσʅα ԃҽ ƈαɾɳҽ
- 3 dias depois
- 6 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de nov. de 2020

O tempo voltou a arrefecer e nada melhor que uma refeição da chamada "comfort food", simples e apetitosa! Para mim, "comfort food" é sempre sinónimo de comida com muito molho ou muito queijo. Esta é uma receita de um guisado um pouco diferente dos guisados da nossa cozinha tradicional. É uma receita da Mary Berry, uma senhora que adoro ver cozinhar! Ela costuma fazê-la para a família, durante a quadra natalícia por isso, mais reconfortante é impossível! Podem ver a receita original aqui, mas deixo-vos a versão em português e já testada cá em casa!
Este prato pode ser feito com antecedência e reaquecido. Podem também congelar as sobras (se as houver!).
O único ingrediente que não estamos muito habituados a usar é o creme de rábano (horseradish) mas podem encontrá-lo facilmente nas grandes superfícies (Continente, Auchan, Supercor, IKEA...), em frasco, normalmente com a designação inglesa. É um molho/creme de sabor avinagrado e pungente que dá um "kick" super diferente ao guisado!
Ingredientes (para 6 pessoas):
- 3 clh de sopa de óleo
- 1,5 kg de carne cortada em pedaços pequenos
- 3 cebolas picadas
- 6 dentes de alho picados
- 300 ml de caldo de carne (podem desfazer meio Knorr Natura em água a ferver)
- 50 gr de farinha
- 300 ml de vinho branco
- 3 clh de sopa de molho inglês (Worcestershire sauce)
- 1 clh de sopa de açúcar mascavado
- 500 gr de cogumelos castanhos inteiros (pequenos)
- Sal e pimenta qb
- 3 clh de chá de mostarda
- 2 chl de chá de horseradish
- 100 ml de natas (ou mais se gostar mais cremoso)
Como se faz:
Coloque duas colheres de sopa de óleo num tacho (caçarola) e coloque em lume alto. Sele a carne até ficar dourada (sele aos poucos e vá retirando pois, se a colocar toda ao mesmo tempo, vai largar muito líquido e vai cozer em vez de ficar dourada). Reserve.
Coloque a terceira colher de óleo no tacho (não se preocupe se este tiver um aspeto torrado). Adicione a cebola e o alho, coloque em lume médio e deixe refogar cerca de 5 minutos, mexendo e raspando bem os sabores da carne do fundo do tacho. Acrescente o caldo de carne.
Num recipiente à parte, desfaça a farinha no vinho branco, adicionando este aos poucos. Mexa até ter uma consistência cremosa. Volte a colocar a carne no tacho e o preparado da farinha com o vinho. Envolva, deixe levantar fervura e vá mexendo sempre. Quando começar a engrossar adicione o molho inglês e tempere a gosto com sal e pimenta. Tape, baixe o lume e deixe cozinhar durante cerca de duas horas, mexendo de vez em quando.
Passadas as duas horas, acrescente os cogumelos, mexa e deixe cozinhar tapado, em lume brando durante mais 30 minutos (ou até a carne estar tenra).
Quando estiver cozinhado, acrescente a mostarda, o horseradish e as natas, envolva e apague o lume. Sirva acompanhado de puré e legumes ou arroz.
Nota: se não gostar do sabor avinagrado do rábano, reduza um pouco à quantidade usada, mas não deixe de o utilizar pois dele advém o sabor especial deste prato!
Comments