Courgettes e mais courgettes!
- 3 dias depois
- 28 de jun. de 2020
- 2 min de leitura

Não sei se só me acontece a mim ou se mais alguém sofre do mesmo: nesta altura do ano, toda a gente me oferece courgettes! Sim, são ótimas para sopas, salteados de legumes quer na frigideira, quer no forno, para "esventrar" e rechear com carne picada e para cortar aos bocadinhos e ter sempre congeladas!
O que acontece é que, cá em casa, só somos dois e o congelador também não é propriamente gigantesco... E, por muito boas que sejam, não podemos comer courgettes sem parar a todas as refeições!!!
Uma excelente forma de as aproveitar é fazer doce com as mesmas. Para além de ser muito saboroso para acompanhar queijos fortes, frescos e amanteigados, serve para oferecer àquelas pessoas que nos mimam com frutas e legumes dos seus quintais! Confesso que, pelo seu sabor diferente, prefiro mesmo o doce de courgette ao doce de abóbora.
É muito fácil de fazer!
Comece por descascar as courgettes e descartar também o interior mais esponjoso, sobretudo se as sementes já forem muito grandes. Corte as courgettes aos cubos e pese. Por cada quilo, use 750 gr de açúcar. Coloque tudo numa panela, adicione a raspa de um limão e de uma laranja e uma colher de chá de canela em pó. Leve ao lume e deixe cozinhar semi-destapado durante cerca de uma hora.
Vai verificar que a courgette não se desfaz e larga bastante água. Quando estiver com uma cor bonita, retire duas conchas dessa água e reserve. Com a varinha, triture a courgette grosseiramente. Se achar que o doce ficou muito grosso, adicione um pouco da água que reservou.
Coloque ainda em quente em frascos previamente esterilizados e tape de imediato para que ganhe vácuo e se conserve mais tempo.
Nota: para esterilizar os frascos limito-me a lavá-los na máquina e a deixar que sequem bem. Depois de cheios com o doce não os viro de pernas para o ar para ganharem vácuo como se vê muitas vezes. Se os fechar logo que enche e o doce estiver a ferver, o vácuo vai acontecer naturalmente. Ouvirá os frascos a fazer um pequeno estalido. Depois disso, verifique novamente se a tampa está bem enroscada.
Se for para oferecer, decore os frascos ou faça um embrulho bonito!
Comments