Casamento perfeito: chocolate e chantilly!
- 3 dias depois
- 9 de jun. de 2020
- 2 min de leitura

Não consigo contar quantas vezes faço esta tarte durante o Verão! Há anos que é das favoritas nos convívios de família e, o facto de não poder apanhar calor depois de pronta, não costuma ser problema uma vez que desaparece da mesa rapidamente!
É feita em três fases: a base, que tem de ser pré-cozida, o recheio e a cobertura de chantilly. Costumo decorar com raspas de chocolate mas estejam à vontade para adicionar morangos ou framboesas!
Podem fazer a base e o recheio de véspera e reservar em separado para não amolecer a base.
Quanto ao chantilly, já falei dele em outros posts: se precisarem que se aguente muito tempo para levarem para uma festa, por exemplo, podem usar natas de origem vegetal. Compram-se nas lojas específicas de artigos de pastelaria e não é necessário adicionar açúcar ao bater. Eu confesso, no entanto, que adoro o sabor das natas de origem animal (as minhas favoritas são as da Longa Vida) por isso, muitas vezes o que faço é bater as natas com duas colheres de açúcar (por pacote), reservá-las no frio num recipiente tapado e só as coloco na tarte quase na altura de servir.
A BASE
Ingredientes:
- 200 gr de farinha
- 1 pitada de sal
- 100 gr de manteiga ou margarina (tipo Vaqueiro) bem fria
- 7 clh de chá de água fria
Numa taça, misture a farinha peneirada com o sal. Corte a manteiga em bocados pequenos e adicione à farinha misturando até obter uma espécie de areia. Junte a água e envolva até a massa ficar pegajosa. Trabalhe com as pontas dos dedos até obter uma massa uniforme e macia. Envolva em película aderente e leve ao frigorífico durante 30 minutos.
Ligue o forno a 180º. Estenda a massa e forre uma tarteira de fundo amovível (se for difícil estender com o rolo, pode usar os dedos para cobrir a tarteira com a massa). Pique o fundo com um garfo, cubra com papel vegetal e encha de feijões (ou outro grão para fazer peso). Leve ao forno cerca de 15 minutos. Se vir que a base ainda está húmida, retire os feijões e o papel e coza mais alguns minutos até estar seca e dourada.
Nota: se tiver um processador pode usá-lo para fazer a massa. É muito fácil e rápido!
O RECHEIO
Ingredientes:
- 100 gr de açúcar
- 50 gr de farinha
- 1 pitada de sal
- 4 dl de leite
- 50 gr de chocolate de culinária aos bocadinhos
- 3 gemas
- 40 gr de manteiga ou margarina
- 1 clh de chá de aroma de baunilha
Num tacho, misture o açúcar, a farinha, o sal e o leite. Adicione o chocolate e leve a lume médio até este derreter, mexendo sempre. Depois de levantar fervura, baixe o lume e, mexendo sempre com uma vara de arames, deixe cozinhar cerca de 10 minutos. Retire do lume. Num recipiente à parte mexa as gemas e adicione um pouco do creme de chocolate. Verta sobre o restante creme e leve novamente ao lume brando, mexendo até engrossar e ficar cremoso. Retire do lume e adicione a manteiga e a baunilha. Coloque numa taça. cubra com película em contacto e leve ao frigorífico durante quatro horas (no mínimo).
Na altura de montar a tarte, verta o creme de chocolate sobre a base, alise e cubra com o chantilly. Decore a gosto e delicie-se!
Comments