top of page

Bacalhau à Jorge

  • Foto do escritor: 3 dias depois
    3 dias depois
  • 26 de set. de 2020
  • 2 min de leitura


Esta é uma receita tradicional, ou não fosse o bacalhau um dos ingredientes favoritos dos Portugueses! Há quem diga que é Bacalhau à Zé do Pipo mas o Jorge, que cozinha sempre este prato, fez algumas alterações ao original e, por isso, merece claramente dar-lhe o nome!

Apesar dos vários ingredientes, a qualidade do bacalhau e a maionese caseira são o que eleva esta receita e a coloca bastante acima da média! Vale mesmo a pena fazer a maionese em casa pois o sabor final, depois de submetida ao calor do forno, é incomparável e muito superior ao obtido com a maionese de frasco!

Como não tenho grande espaço para demolhar bacalhau, uso sempre os Lombos de Bacalhau congelados da Riberalves. O ponto de sal é perfeito e a qualidade é excelente. Dois lombos dão perfeitamente para fazer deste um prato para quatro pessoas.

Mas vamos à receita!


Ingredientes:

- 2 lombos de bacalhau congelado Riberalves

- 4 cebolas médias

- 2 folhas de louro

- 500 ml de leite (aprox.)

- 1 kg de batatas

- Vaqueiro qb

- Azeite qb

- Colorau qb

- Sal e pimenta qb

- 1 pitada de noz moscada

- 1 dose de maionese caseira (ver a receita no blogue)



Como se faz:

Faça a maionese e reserve (pode mesmo fazê-la no dia anterior). Prepare as cebolas cortando-as em gomos. Coloque-as numa frigideira, adicione bastante azeite, um pouco de sal, o louro e uma pitada de colorau. Leve ao lume e deixe cozinhar até estarem ligeiramente caramelizadas (mas não queimadas).

Entretanto, coloque o leite a aquecer num tacho onde caibam os dois lombos de bacalhau. Enquanto espera que o leite aqueça, descasque as batatas e ponha-as a cozer em água fria. Logo que levantem fervura, tempere-as e baixe o lume de modo a que fervam lentamente.

Entretanto, coloque o bacalhau no leite quente e deixe cozinhar em lume muito brando até as lascas se começarem a separar (cerca de 4 minutos). Retire e reserve o leite, coando-o. Retire as espinhas e peles ao bacalhau e reserve as lascas.



Quando as batatas estiverem cozidas passe-as por um passe-vite, adicione um pouco de vaqueiro e o leite de cozer o bacalhau até obter uma consistência fofa e não demasiado espessa (o forno vai secá-lo um pouco). Leve ao lume, tempere com um pouco mais de sal (se necessário) e pimenta e reserve.

Numa terrina de forno, disponha as lascas de bacalhau no centro e coloque o puré à volta. Por cima do bacalhau coloque a cebola e, por fim, a maionese. Polvilhe tudo com um pouco de noz moscada e leve ao forno (a 180º) até a maionese estar dourada. Acompanhe com legumes a gosto.



Agora que o tempo já pede comidas de forno, esta é uma boa opção para o almoço de Domingo. E quem não gosta de comer bom bacalhau sem ter de se preocupar com as espinhas?



Kommentarer


Formulário de Assinatura

©2020 por 3 dias depois. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page