Ao domingo, o almoço é especial!
- 3 dias depois
- 22 de mar de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de abr de 2020

Em casa dos meus avós maternos, ao domingo era sempre dia de assado! Sentia-se ao longe o cheiro que vinha do forno, o aroma intenso ao tempero onde predominavam o vinho branco, a cebola e o louro e nunca faltavam as batatas coradas!
Hoje também usei o forno, mas o meu prato foi bastante diferente e bem menos aromático. Ainda assim, optei por algo bem tradicional: bacalhau!
Comecei por cortar uma cebola aos gomos, que lei ao lume numa frigideira, com azeite e uma folha de louro. Enquanto esperava que a cebola ficasse ligeiramente dourada, desfiei o bacalhau cru que, de seguida, adicionai à mesma. Salpiquei com um pouco de pimentão doce para dar cor e deixei refogar um pouco (não demasiado) e reservei.
Entretanto, cozi batatas em cubos pequeninos que escorri e reservei também.
Enquanto as batas coziam fiz um molho béchamel à minha maneira:
- 50 gr de margarina
- 2 colheres bem cheias de farinha de trigo
- leite qb
- sal e pimenta qb
Comecei por levar a manteiga a derreter num tacho (sem ferver) e adicionar a farinha, mexendo até cozer. Aos poucos, fui adicionando o leite, mexendo sempre, até ficar na espessura ideal (neste caso, não demasiado espesso). Temperei com sal e pimenta e deixei ferver. Como somos "gulosos", adicionei um pouco de queijo ralado e mexi até derreter. A noz moscada é também uma boa opção de tempero!

Depois, é só juntar tudo! Numa terrina de forno, deitei as batatas e o bacalhau e envolvi. Adicionei o molho e mexi com um garfo criando espaços para que o molho se "entranhasse". Polvilhei com queijo (claro!) e levei ao forno a tostar.
Experimentem e vão ver como é bom! O facto de as batatas serem cozidas faz com que não fique nada enjoativo!
Comments