Amêijoas à minha maneira
- 3 dias depois
- 25 de mai. de 2020
- 1 min de leitura
Com este calorzinho bom, esqueçam os jantares tradicionais e dediquem-se aos petiscos! Comam na varanda ou com as janelas bem abertas e aproveitem o pôr do sol!
Depois dos queijos de todas as formas e feitios, as amêijoas são talvez um dos petiscos que mais aprecio. Faço-as um pouco à minha maneira, desvirtuando o tradicional "à Bulhão Pato". Mais até do que os bivalves, adoro comer o pão bem ensopado no molho!
Costumo usar um saquinho de amêijoas frescas, daquelas que se compram em qualquer peixaria ou hipermercado. Gosto de as colocar toda a tarde numa tijela grande com água e bastante sal para que larguem eventuais restos de areia.
A preparação é muito simples: coloco um tacho ou frigideira funda ao lume com um fio de azeite, bastante alho picado e meio ramo de coentros também picados. Deixo refogar um pouco em lume brando para não queimar o alho. De seguida, acrescento as ameijoas bem escorridas, meio copo de vinho branco, sumo de meio limão e uma colher de sopa de mostarda. Tempero com um pouco de sal, misturo bem e aumento o lume, tapando o tacho. Assim que levantam fervura, devem cozer apenas dois ou três minutos (vou-as abanando para que todas tenham calor e abram rapidamente). Depois de prontas, coloco-as numa taça de servir, espremo um pouco de limão por cima e polvilho com o resto do ramo de coentros picados. Acompanho com umas boas fatias de pão tradicional e uma bela sangria ou sidra (mas podem e devem acompanhar com um bom vinho branco bem geladinho)!

Comentarios