Afinal, de que era o empadão?
- 3 dias depois
- 15 de jul. de 2020
- 2 min de leitura

Pois é, o empadão era de... mandioca!
Nós, Portugueses, não somos grandes consumidores de mandioca pois não é um produto que se cultive nas nossas terras. Descobrimos o Brasil há mais de 500 anos mas a mandioca, que vem das terras de Vera Cruz, só há pouco tempo começou a ser de uso mais comum na nossa cozinha, sendo cada vez mais fácil encontrar esta raiz nos nossos supermercados.
A mandioca contém um elevado teor de fibras, proteínas, minerais (zinco, magnésio, cobre, ferro, magnésio e potássio) e vitaminas essenciais, pelo que é também muito consumida em algumas zonas de África, ajudando a combater a desnutrição. É muito rica em hidratos de carbono, mas a sua glicose é liberada lentamente para o corpo, o que ajuda a evitar picos de açúcar e prolonga a saciedade.Como não contém glúten, é também adequada a alguns regimes alimentares mais específicos.
Confesso que a primeira vez que a utilizei na cozinha foi para fazer o Bobó de Camarão que já partilhei convosco. Desta vez, decidi usá-la no empadão, em substituição da batata. Fiz algo inspirado no "Escondidinho de Carne Seca" tão consumido no Brasil!
Como fiz o empadão? Comecei por descascar a mandioca (cerca de 1kg), cortar aos cubos, retirar o veio central e cozer em água abundante com sal.
Entretanto fiz um refogado com bastante cebola, alho e bacon, adicionei meio quilo de carne de vaca picada. Temperei com sal, adicionei um pouco de cebola frita e salsa picada, três colheres de sopa de polpa de tomate frito (de frasco) e deixei cozinhar.
Triturei a mandioca no processador e adicionei um pouco de margarina e creme vegetal de soja até obter a textura adequada. Pode também adicionar um pouco da água de cozer a mandioca em vez de usar o creme vegetal.
Depois, é só colocar num tabuleiro de ir ao forno. Pode polvilhar com queijo ralado e levar ao forno. Vão ver que a textura é diferente mas muito agradável!
Sugestão para os vegetarianos: podem substituir a carne por uma mistura de cogumelos e legumes!
Comments