𝓓𝓸𝓶𝓲𝓷𝓰𝓸 é 𝓭𝓲𝓪 𝓭𝓮 𝓪𝓼𝓼𝓪𝓭𝓸
- 3 dias depois
- 24 de ago. de 2020
- 2 min de leitura

Hoje em dia já não é bem assim mas, antigamente, não era domingo se não houvesse assado para o almoço e ontem, cá em casa, assim foi!
Lembro-me de ir almoçar a casa dos meus avós e, como não era longe, a maioria das vezes íamos a pé. De quase todas as casas por onde passávamos emanava o aroma da carne assada com muito vinho branco, cebola e algum tomate. A minha avó, por questões económicas (até porque eram criados em casa), optava quase sempre pelo frango: partido em pedaços pequenos, assava rapidamente e rendia bastante.
Esta semana resolvi replicar a sua receita, acrescentando a batata doce (que ela nunca usou) e o tomilho no tempero das batatas. Reforcei o vinho branco (adoro o cheiro intenso que liberta com o calor e o sabor que confere ao prato) e o colorau!
Porque nem sempre temos de fazer comidas complicadas e diferentes, esta receita é um regresso ao passado e ao tempo das coisas simples mas deliciosas!
Ingredientes (para 6 pessoas):
- 1 frango do campo partido em pedaços pequenos
- 1 kg de batata (misturei batata normal e batata doce)
- 2 cebolas médias cortadas aos gomos
- 3 dentes de alho esmagados mas com casca
- 1 tomate médio maduro, cortado em cubos grandes
- 2 folhas de louro
- 2 clh de sopa de colorau (pimentão doce)
- 2 copos generosos de vinho branco
- Azeite qb
- Sal qb
- Tomilho a gosto
Como fiz:
Comecei por descascar as batatas e cortá-las em cubos médios. Como a batata doce cozinha mais rapidamente, deixei os seus pedaços um pouco maiores. Coloquei tudo numa taça, temperei com sal, tomilho e colorau, e reguei com um copo de vinho branco e um fio de azeite. Misturei tudo e deixei a marinar enquanto preparei o frango.
Numa terrina de barro, fiz uma "cama" com o tomate, a cebola e os alhos. Coloquei o frango por cima e reguei com um copo de vinho branco e um fio de azeite. Polvilhei com sal e com o colorau e coloquei as folhas de louro. Dispus as batatas à volta e reservei a marinada. Levei a forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 50 a 60 minutos, acrescentando a marinada das batatas aos poucos. Passado esse tempo, aumentei a temperatura do forno e deixei cozinhar mais 15 minutos para tostar melhor o frango.
A minha avó acompanhava sempre com arroz seco, numa terrina bonita, devidamente decorado com um ramo de salsa e azeitonas pois detestava ver na mesa "arroz pasmado", como ela própria dizia quando nos esquecíamos de decorar as coisas à sua maneira! Eu optei por acompanhar com legumes, para ser um pouco mais saudável.
É um almoço que se faz quase sozinho, impregna a casa de um cheirinho bom e nos deixa tempo para relaxar e aproveitar a manhã de Domingo!

Comments