top of page

Sítios: Arouca - fugir da confusão!

  • Foto do escritor: 3 dias depois
    3 dias depois
  • 18 de jul. de 2020
  • 3 min de leitura


Nos últimos dias o calor tem sido insuportável, até para mim, que adoro o Verão! As idas à praia são uma excelente opção, sobretudo à semana. Ao fim de semana, no entanto, ou se opta por praias não vigiadas e mais "selvagens" ou os relaxantes banhos de mar e de sol não compensam a ansiedade causada pelo estacionamento e pelo distanciamento social.


Há sempre a opção de fugir do litoral e rumar ao interior e, ainda que o calor possa parecer mais sufocante, as muitas zonas verdes e ribeirinhas e as excelentes opções de locais para pernoitar com piscina são um grande atrativo.


Há alguns anos fomos até à zona de Arouca (ainda antes da existência dos Passadiços do Paiva, que não conheço) e "perdemo-nos" por entre paisagens magníficas, em locais onde quase não se via ninguém!

Assentámos arraiais na freguesia de Alvarenga (já vos digo onde) e não planeámos grande coisa para além disso. De manhã saíamos de carro, com alguns pontos de interesse em mente, mas foram muitas as vezes em mudamos de percurso para ver um miradouro ou uma praia fluvial com que nos deparávamos à passagem!



Aconselho-vos a apreciar as paisagens e a visitar o Miradouro de São Pedro Velho, a Cascata da Frecha da Mizarela (a maior queda de água de Portugal), as aldeias onde o xisto e a ardósia são predominantes como Paradinha ou Canelas, a aldeia desabitada de Drave e o Centro de Interpretação das pedras Parideiras (se não sabem o que são, vão achar muito fora do vulgar). Para se refrescarem, sugiro as praias fluviais da Espiunca ou do Areinho. No centro de Arouca não podem perder o Mosteiro de Arouca. Pelo caminho há paisagens lindíssimas e diversos miradouros e parques eólicos onde podem sentir o vento das pás gigantes a rodar bem perto.


Apesar de não os termos visitado (penso que ainda não existiam) aconselho vivamente o Radar Meteorológico de Arouca (a grande altitude) e a Panorâmica do Detrelo da Malhada, um miradouro do outro mundo!


Para se organizarem, a página do Geopark tem imensas informações úteis! http://aroucageopark.pt/pt/



Como já disse, ficámos instalados em Alvarenga, na Quinta da Vila, um local tranquilo, com quartos na zona dos lagares e na zona da piscina, todos independentes e com entrada direta do exterior. No final dos nossos dias de passeio, nada sabia tão bem como relaxar dentro de água e apreciar a paisagem. O pequeno-almoço é fantástico e o atendimento excecional. E não deixem de pedir ao Sr. Alfredo conselhos sobre o que visitar e onde comer! Podem ver as imagens do local em: http://www.quintadavila.pt/



Como não podia deixar de ser, esta foi também uma viagem gastronómica! Alvarenga é conhecida por ser a terra dos bifes, literalmente! Não podem de lá sair sem provar um bife gigante num dos muitos restaurantes que se dedicam aos mesmos! Nós fomos à Casa dos Bifes Silva, um local tradicional onde fomos muito bem atendidos. No final de jantar, é fundamental fazerem uma caminhada para desgastar a refeição!


No centro da vila de Arouca também comemos lindamente, num local chamado Parlamento. Em zona de carne arouquesa, aconselho a vitela assada com arroz de feijão. Garanto que mesmo quem, como eu, não é especialmente adepto da tradicional vitela assada se vai surpreender!


No entanto, o sítio mais espetacular onde almoçamos quer pela comida, quer pela paisagem a perder de vista, foi o restaurante Casa no Campo, na encosta da Serra da Freita. Para não variar, optámos pela carne (comemos uma posta tenra e saborosa)!


Não podem sair de Arouca sem os famosos doces conventuais, com destaque para o conhecidíssimo Pão de Ló de que recebe o nome da vila!


Já perceberam que, mesmo não escrevendo receitas, a comida é sempre uma parte importante da nossa vida! Aproveitem as férias ou os fins de semana e vão conhecer mais um pouco de Portugal e provar as nossas iguarias! Esta é uma zona lindíssima e que não vive apenas dos seus famosos passadiços!






留言


Formulário de Assinatura

©2020 por 3 dias depois. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page