top of page

Marvão, o Mil-Homens e o Train Spot

  • Foto do escritor: 3 dias depois
    3 dias depois
  • 5 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura


O calor que hoje se faz sentir e o lindíssimo fim do dia de ontem lembraram-me uma ida a Marvão. Foi, talvez, o local onde assisti ao mais magnífico pôr do sol de que me lembro!


Mas comecemos pelo princípio! Há três anos decidimos dar uma volta pelo Alentejo interior em pleno mês de Agosto. Juro que nunca tive tanto calor na minha vida, nem quando andei pelo deserto do Sahara!

Depois de termos estado em Portalegre (a cerca de 30 minutos) e em Castelo de Vide (a cerca de 20 minutos) decidimos jantar e dormir na zona de Marvão, onde o calor abrandou um pouco.



Apesar de estarmos em Agosto (ou talvez por isso), quando chegamos a Marvão não se via quase ninguém. Foi possível aproveitar o final do dia e passear pelas ruelas de empedrado, ir ao Castelo (zona exterior) e ver o pôr do sol numa tranquilidade absoluta, a cerca de 850 metros de altitude, quase à mesma altura a que voavam águias e outras aves!

É um local de uma beleza singela e que aconselho vivamente. A vista é de tirar a respiração e, quando estamos no sopé, a visão do grande maciço de rocha com o Castelo no alto é impressionante e percebe-se por que foi tão difícil de conquistar.



Antes de subirmos o monte decidimos jantar no Mil-Homens, que fica na aldeia da Portagem, no sopé do Marvão. Existe desde 1967 e foi-nos aconselhado por várias pessoas tendo sido, sem sombra de dúvidas, uma excelente escolha! Chegámos muito cedo e fomos super bem recebidos! Na entrada, vários homens bebiam cerveja ao balcão e, de imediato, nos perguntaram se também queríamos beber algo fresco.

A ementa é tipicamente Alentejana e bastante variada, com destaque para a famosa sopa de sarapatel, a alhada de cação e a galinha tostada em azeite. No Mil-Homens comi a melhor sopa de tomate com ovo escalfado da minha vida! Ainda agora, que escrevo sobre o assunto, fico a salivar só de me lembrar! De sobremesa, nada melhor do que uma serradura! Se estiverem por perto, aconselho-vos vivamente a experimentarem este local! https://www.facebook.com/Restaurante-Mil-Homens-355681634617321/


Para dormir nesta zona, pela diferença e beleza da recuperação, aconselho o Train Spot Guest House, uma antiga estação de comboios convertida em alojamento! Há quartos com WC privado, quartos com WC comum e apartamentos. Fica na antiga estação de Beirã, a cerca de 8km de Marvão.

Podem saber mais em http://trainspot.pt/


E, já sabem, com as férias à porta passeiem por Portugal e não se esqueçam do interior pois é lindíssimo!



Comments


Formulário de Assinatura

©2020 por 3 dias depois. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page