- 3 dias depois
- 30 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de abr. de 2020

Um risotto é sempre um risotto! É aveludado e cremoso, pode ser um prato por si só ou pode ser servido com um acompanhamento.
O risotto que mais faço cá em casa é o de cogumelos, e é essa a receita que vos trago hoje! Demora cerca de meia hora e requer atenção, mas vale muito a pena!
Para um bom risotto deve usar um bom arroz: pode ser carnaroli, arbóreo e vialone nano.
Ingredientes (para 2-3 pessoas):
- 1 chávena de arroz para risotto (eu uso arbóreo)
- Caldo de legumes ou de galinha
- 1 cebola picada
- 8 a 10 cogumelos brancos laminados
- meio copo de vinho branco
- 1 ramo de salsa
- 1 noz de manteiga
- meia chávena de queijo parmesão
- 1 limão
- azeite qb
- sal qb
Como se faz:
Comece por preparar um caldo de legumes ou de frango - quando faço risotto de frango, cozo o frango com alguns legumes (cenoura, alho francês...) e uso essa água para o risotto. Por vezes uso um caldo de compra ou coloco um caldo de galinha Knorr Natura numa panela com 2 litros de água e levo ao lume até ferver. Quando se usa caldo de compra ou Knorr, normalmente não é necessário temperar! O caldo deve manter-se em lume brando para estar bem quente ao adicionar ao arroz.
De seguida, faça um bom refogado com a cebola e deixe-a alourar bem. Adicione os cogumelos, mexa e tape. Coloque o lume no mÃnimo e deixe os cogumelos largar a água que possuem.
De seguida, adicione o arroz, coloque em lume médio e mexa para que absorva bem a gordura do refogado. Quando o arroz começar a ficar sem qualquer humidade e quase a "pegar ao tacho" adicione o vinho branco, mexendo bem. Deixe evaporar.
Vá acrescentando o caldo aos pouco e mexendo a cada adição. Deixe evaporar antes de acrescentar mais caldo. Repita o processo até o arroz estar cozido (depende muito do arroz, veja a indicação no pacote).
Quando o arroz estiver quase no ponto, retifique o tempero (não se esqueça que a manteiga e o queijo ainda vão adicionar "sal"). Desligue o lume, deixe repousar um ou dois minutos e adicione a manteiga e o queijo, mexendo vigorosamente.
Ao servir, coloque um pouco de salsa picada por cima e raspas de limão. O limão vai dar-lhe um toque espetacular e vai fazer realçar todos os outros sabores!
Nota: quanto mais for mexendo o risotto ao longo de todo o processo, mais cremoso vai ficando pois vai libertando mais amido (mas não exagere! não é suposto ser puré!).
Desta vez, e como este jantar foi antes do isolamento social, acompanhei o meu risotto com uns folhados de carne maravilhosos que tinha comprado na #puffpastrylovers (aconselho-vos vivamente a experimentarem os folhados desta casa, quando voltar a abrir e voltarmos todos à s ruas! Doces ou salgados, são indescritÃveis!).